5 dicas para planejar o seu casamento

5 dicas para planejar o seu casamento

03/01/2018  ·  casamento, Dicas, planejamento de casamento

Se você está noiva, este texto é para você! Antes de tudo, quero te dar meus parabéns e desejar que você tenha um casamento dos sonhos! O planejamento de um casamento é uma etapa que pode ser estressante, com muitos questionamentos, dúvidas e várias decisões a serem tomadas. Mesmo que o seu noivo não demonstre muito entusiasmo com esta etapa, peça a opinião dele sempre que tiver vontade. Afinal esse também será um dia especial para ele. E lembre-se: com uma boa dose de paciência e bastante organização, tudo ficará mais prático e tranquilo!

E foi pensando em te ajudar que eu reuni aqui 5 dicas para te ajudar a planejar o casamento perfeito!


Dica 1: defina o estilo do seu casamento

Decidir o estilo do evento é o primeiro passo que vocês precisam definir. Não se trata de fechar todos os detalhes do evento, mas é importante ter em mente se vocês querem uma cerimônia formal na igreja ou algo mais descolado em um local aberto, como praia, sítio ou fazenda? Durante o dia ou à noite? Uma festa de arromba para 300 convidados ou um mini wedding só com a familia e os amigos mais próximos?

Não existe certo ou errado, mas sim o que mais combina com vocês, qual estilo deixará vocês mais à vontade e felizes!


Dica 2: determine o seu orçamento

É importante que vocês determinem o quanto podem e querem investir no casamento. Vejam quanto investirão mensalmente, se já há algum valor guardado ou se a família vai auxiliar financeiramente. Isso vai influenciar todas as outras escolhas adiante, como o local, a quantidade de convidados e os fornecedores.

E fiquem atentos a algumas questões: se a família contribuir financeiramente eles se sentirão no direito de opinar. Evitem fazer grandes dívidas para pagar depois do casamento, é melhor começar a vida a dois sem comprometer muito a renda.

Aproveite e veja algumas dicas no artigo: Como economizar no seu casamento.


Dica 3: faça a lista de convidados

Agora que vocês já sabem o quanto vão investir no casamento, é hora de fazer a lista de casamentos. É importante fazer isso no início para terem uma noção do local da cerimônia, o tamanho do seu evento. Não se preocupe em decidir exatamente quem será convidado, mas é importante ter uma noção de quantas pessoas serão convidadas.

Esta é uma das tarefas mais complicadas para o casamento, pois certamente essa lista vai mudar algumas vezes. Vocês conhecerão novas pessoas, perderão contato com algumas e, geralmente, a família vai dar palpites sobre quem deve ou não ser convidado. Então tenham paciência e revisem a lista com calma sempre que necessário!

Veja outras dicas para definirem a sua lista de convidados neste outro texto: Como definir a lista de convidados do seu casamento.


Dica 4: escolha a data e o local

Chegou o momento de definir a data do grande dia! Considerem ter mais de uma opção de data caso a igreja ou o local que vocês desejam não tenha disponibilidade. É importante pensar também se é um período mais chuvoso, se é algum feriado (ou se há algum próximo ao dia escolhido), se estará em horário de verão, entre outros aspectos.

Com a quantidade de convidados determinada, fica mais fácil escolher o local da cerimônia e recepção. Muitos casais optam por fazer a celebração no mesmo local da festa, pois oferece mais comodidade e economia. Caso desejam que a cerimônia seja em uma igreja, fiquem atentos pois algumas igrejas abrem suas agendas de casamentos com mais de um ano de antecedência.


Dica 5: solicite orçamentos e defina os fornecedores

Enfim chegou o momento de escolher os fornecedores do seu casamento. Facam bastante pesquisas para conhecerem o estilo de cada um e solicitem os orçamentos para aqueles que mais gostaram. Contratar um fornecedor só porque ele trabalhou no casamento de um conhecido ou o que apresentou o melhor preço, não é garantia de satisfação. É importante que vocês façam reuniões, peçam informações a respeito de outros trabalhos e recomendações de clientes. Mas, acima de tudo, escolham aqueles com os quais vocês mais se identificam.

Priorizem profissionais que atendem um casamento por dia, como fotógrafos, videomakers, cerimonialistas, celebrantes e músicos, pois eles trabalham com uma agenda restrita. Assim vocês garantem um atendimento exclusivo e dedidicado no dia mais importante das suas vidas!


Dica bônus: respire fundo! Vai dar tudo certo!

Em alguns momentos a ansiedade, o cansaço e a preocupação vão deixar vocês no limite! Nesses momentos, respirem fundo e parem com todo o planejamento para fazerem algo que gostam juntos. Pode ser uma pequena viagem, aquele restaurante que vocês tanto gostam, ir ao cinema pra ver um filme que estreiou ou colocar aquela série de TV favorita em dia! Fiquem juntos, aproveitem o momento e não falem absolutamente nada a respeito do casamento. Uma pequena pausa é sempre revigorante e faz muito bem!

Respirem fundo e confiem no amor de vocês! Vai dar tudo certo no final!