Como definir a lista de convidados do seu casamento

Como definir a lista de convidados do seu casamento

04/01/2018  ·  casamento, planejamento de casamento

A lista de convidados costuma ser uma das etapas mais complicadas do planejamento de um casamento. A verdade é que é bem complicado definir quem serão os convidados, principalmente se o orçamento definido restringir a quantidade de pessoas que se pode convidar.

A primeira coisa a se considerar é que é impossível convidar todo mundo! Sempre vai ficar alguém de fora. A definição da lista de convidados envolve as relações familiares, pois é preciso compreender que os pais podem querem convidar algum parente distante ou amigo porque é realmente importante para eles. No entanto, é necessário respeitar a vontade dos noivos de convidarem as pessoas importantes que eles desejam ver nesse dia especial, além da lista estar de acordo com o estilo escolhido para o casamento. E como conciliar tudo isso? Acima de tudo, com muito diálogo!

Veja algumas dicas que selecionei para ajudar vocês a elaborar a lista de convidados para o casamento!

01) Fiquem atentos ao orçamento, local escolhido e o estilo do casamento

Todos os noivos desejam receber seus convidados de maneira hospitaleira e confortável para compartilhar com eles esse dia especial. Por isso é importante pensar na capacidade do local escolhido para a cerimônia e a recepção, evitando uma super lotação. O orçamento também vai limitar a quantidade de pessoas que o buffet, por exemplo, pode atender para o evento. Pensar no estilo do casamento também é importante, pois se vocês quiserem um evento mais íntimo, como um mini wedding, a sua lista deve ser enxuta e contar somente com os familiares e amigos mais próximos.


02) Definam a lista de convidados em conjunto

Um erro bastante comum é os noivos elaborarem listas separadas. A lista final ficará mais extensa e, possivelmente, fora do orçamento. O ideal é fazer a lista em conjunto, tornado mais fácil uma redução necessária.


03) Façam uma lista das pessoas mais importantes para vocês

Pensem nas pessoas que jamais poderiam faltar ao casamento de vocês. São essas as pessoas que vocês querem ver no dia mais especial das suas vidas, e que não serão cortadas da lista de forma alguma.


04) Determinem uma cota para os convidados dos pais

É natural que os pais queiram convidar parentes e amigos importantes para eles. Mesmo se estiverem ajudando financeiramente com o evento, ofereçam uma cota adequada de convites para que eles enviem a quem quiserem. Tentem chegar a um bom acordo para todos e evitem entrar em atritos com os pais.


05) Devemos convidar os colegas de trabalho?

Esse é um tema complicado, pois muitos noivos ficam em dúvida se devem convidar ou não os colegas do trabalho. Vocês não tem obrigação de convidá-los porque trabalham no mesmo ambiente ou empresa. O casamento é um momento familiar, íntimo, mas se vocês tem alguns colegas que fazem parte do seu círculo pessoal, não há problema. Neste caso, evitem comentar sobre o casamento no ambiente de trabalho ou colocar o convite no mural da empresa, para não terem problemas com aqueles que não foram convidados.


06) Precisamos convidar os acompanhantes e filhos?

Neste caso é preciso usar o bom senso, e colocar-se sempre no lugar da pessoa. E se fosse com você? Na maioria das vezes é indelicado não convidar aquele namorado que está há 3 anos com uma prima. O mesmo vale para as crianças, pois muitos pais entendem que a exclusão dos filhos é como se fosse um convite para não comparecerem ao casamento.


07) Enviem os convites com antecedência

É sinal de consideração enviar os convites com até 45 dias de antecedência. Claro que não há uma regra definida, mas aqui vale novamente o bom senso. Vocês conversaram muito para definirem uma lista de pessoas que consideram importantes estarem com vocês no dia do casamento, então eles precisam de tempo para se prepararem com uma certa folga. Assim vocês evitam também que faltem ao evento por terem assumido algum compromisso previamente.


Você tem alguma dica de conteúdo ou dúvidas que gostaria que eu escrevesse pra te ajudar no planejamento do seu casamento? Deixe sua mensagem abaixo que vou te responder!

E se o texto te ajudou a elaborar sua lista de casamento, compartilhe com outras pessoas! Assim eu posso ajudá-las também! Obrigado!